O corte Pompadour já foi muito usado antigamente até mesmo por grandes artistas e agora voltou a ser pedido nas barbearias. Esse estilo tornou-se uma nova aposta para um visual charmoso, elegante e moderno.
Conhecido pelo seu topete bem construído e modelado, geralmente utilizando uma pomada para dar aquele efeito brilhoso e bonito. Esse corte possui algumas variações, são elas: pompadour clássico, razor faded, ducks ass, elephant trunk e outros. Esse corte também é perfeito para quem quer adotar o estilo lenhado.
Está interessado em saber mais sobre esse corte? Continue nesse post para ver as diferentes formas do corte pompadour e entender como e onde ele surgiu esse estilo.
O que é o Corte Pompadour?
O corte pompadour surgiu no século XVII e levou esse nome por conta da Madame de Pompadour, uma cortesã francesa emblemática daquela época.
Ela era lembrada por conta do seu penteado que tinha um topete volumoso e extravagante. Naquela época, o topete era considerado um penteado elegante, destinado às pessoas com alta classe social.
Ao final da década de 50 a versão masculina começou a aparecer. O penteado podia ser visto por grandes nomes da época. Grandes nomes como o cantor de rock Elvis Presley, o ator James Dean e o escritor/compositor Johnny Cash, aderiram a esse corte, que começou a ser considerado o penteado do rock’n’roll pelos jovens.
Conheça 5 modelos de corte Pompadour
A maior característica desse corte são os fios alongados ao topo da cabeça e seu topete. Temos algumas variações desse penteado, podendo ser mais moderno ou mais clássico. Veja a algumas formas de aderir a esse estilo:
1. Pompadour Clássico
O modelo clássico tem característica de fios mais longos no topo da cabeça, formando um topete alto. Conta com as laterais mais curtas formando curvas laterais penteadas para trás. É um corte que não tem repartição ao meio, ao contrário de outros tipos de topete.
2. Razor Faded Pompadour
É um corte com as laterais e a parte de atrás mais curtas, possuindo um efeito degradê (faded).
Pode ser feito com as laterais raspadas ou cortadas com tesoura, o importante é fazer o efeito degradê. Considerado um corte mais jovial e descontraído, é uma excelente opção para quem quer aderir ao estilo de homem moderno.
3. Elephant Trunk Pompadour
Esse modelo de corte é muito parecido com o Pompadour Clássico, mas se diferencia pelo grande comprimento na parte superior e na franja que cria a característica desse penteado, sendo feito um cacho posicionado à frente da testa.
Para um bom penteado Elephant Trunk Pompadour, a utilização de escova de secadora, pentes arredondados e spray de cabelo, são indispensáveis.
4. Pompadour Ducks Ass
Traduzido para o português, rabo de pato. Ele tem esse nome, pois o cabelo é penteado da frente pelas laterais para trás com uma divisória ao meio. Para uma marcação melhor, é utilizando um pente garfo. A finalização perfeita desse penteado conta com o auxílio da pomada em gel.
5. Mullet Pompadour
Esse corte junta dois clássicos, o mullet e o pompadour. Ele tem como características principais os fios alongados ao centro da cabeça, começando da parte frontal indo até a parte de trás, podendo na maioria das vezes passar a altura da nuca.
As laterais são mais curtas ou até raspadas, para evidenciar e criar esse efeito do mullet.
Como é feito esse corte?
Lembre-se de ir em um barbeiro, pois ele terá todos os conhecimentos devidos para fazer o corte pompadour.
Nesse modelo, o recorte começa primeiro pelas laterais, usando uma tesoura. Desta forma, a tesoura vai acompanhando os movimentos dos fios, para fazer o topete.
Como cuidar do pompadour?
Como qualquer corte, o pompadour também precisa de alguns cuidados para manter esse estilo. O tempo exato varia de acordo com o tempo em que seu cabelo cresce, mas normalmente, a manutenção deve ser de entre 15 ou 30 dias.
Para manter o visual por mais tempo, opte por não deixar as laterais tão curtas, porque conforme crescer o cabelo, mais evidente fica e mais rápido será a manutenção. Assim, o visual se manterá por mais tempo.
Como arrumar meu penteado pompadour no dia a dia?
Para manter um belo topete, o segredo está na finalização. É necessário utilizar o secador e um pente com dentes mais espaçados, desta forma você conseguirá ir moldando o topete no formato certo. P
ara auxiliar na fixação, é necessário o uso de uma pomada ou spray capilar, além de deixar os fios moldados em maior evidência.
Quando passar a pomada, é importante ter cuidado com a quantidade de produto. O uso exagerado de pomada pode deixar os fios com aspecto pesado, oleoso e até causar caspas.
Antes desses preparos, é o cabelo limpo e bem lavado, fará a diferença, para deixar o cabelo brilhoso e bonito na finalização.
Todo mundo pode adquirir o corte pompadour?
O corte Pompadour combina com todos que querem adquirir, por haver diversos modelos de pompadour e você pode escolher o que mais combina com seu estilo, formato de rosto e cabelo.
O Razor Faded Pompadour é uma ótima escolha para cabelo afro, além de deixar estiloso.
Agora o Clássico, é um corte para cabelos lisos, pois esse tipo de fio é o que mais se adapta ao penteado.
A sugestão para quem quer adquirir esse corte, é deixar o cabelo do topo da cabeça crescer por mais tempo, desta forma, o seu barbeiro conseguirá trabalhar melhor para deixar o corte mais bonito e trabalhado.
Mulher também pode fazer esse corte?
Esse corte surgiu em inspiração a uma mulher, então com certeza pode.
Hoje, é um corte mais popular entre homens, mas os dois sexos podem adquirir o pompadour, principalmente as mulheres que querem aderir a um novo visual.
O importante é sempre escolher um profissional que entenda dessa técnica para um melhor resultado.
Se você curte estar dentro das tendências, o corte Pompadour é um estilo que veio do clássico para o moderno. Uma escolha perfeita se você quer estar sempre elegante e estiloso. São diversos modelos para você escolher, o que mais combina com a sua aparência e personalidade.